A Rizotomia Percutânea é um procedimento minimamente invasivo, também realizado através de técnica percutânea (sem cortes), com agulhas especiais de radiofrequência. Similar ao bloqueio da coluna, este procedimento é utilizado para melhora da dor de caráter facetário, muito comum em pacientes que apresentam artrose ou desgaste da coluna.
Através desta técnica, ao invés de aplicarmos uma medicação anestésica, é feita a radioablação do nervo sensitivo posterior da faceta articular. Em outras palavras, o nervo que causa a sensação de dor das articulações da coluna é “queimado”, deixando de transmitir o impulso doloroso ao cérebro e aliviando as dores do paciente.
Possui as mesmas vantagens do bloqueio da coluna, porém sua duração é mais prolongada – a diminuição da dor pode chegar a 2 ou até 3 anos após a realização do procedimento. Com o tempo, o nervo sensitivo se regenera e os sintomas de dor tendem a retornar.
Assim como no bloqueio da coluna, sempre incentiva-se o paciente a, após a realização do procedimento, iniciar e manter um bom programa de reabilitação muscular e exercícios para a coluna vertebral, de modo que os benefícios de melhora da dor possam perdurar por tempo prolongado.