A técnica de cirurgia da coluna por via endoscópica (comumente chamada de cirurgia por vídeo ou “por laser”) corresponde ao que há de mais moderno para o tratamento de hérnias de disco da coluna vertebral.
O tratamento consiste na realização da retirada da hérnia de disco e liberação da raiz nervosa que está comprimida, da mesma forma que a cirurgia convencional (com corte), porém de forma minimamente invasiva, através de um pequeno corte de cerca de 1cm.
Além da hérnia em si, podem se tratar outras patologias da coluna por técnica endoscópica, como a realização de descompressões medulares, foraminotomias etc.
Os estudos mais atuais demonstram a mesma taxa de desfechos positivos para melhora de dor radicular desta técnica em médio e longo prazo em relação à técnica convencional. Contudo, a técnica endoscópica apresenta taxas muito menores de complicações cirúrgicas, riscos ao paciente, menor agressividade cirúrgica, menor tempo de internação (paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia) e tempo menor de retorno às atividades do dia a dia.