A artrose na coluna é o desgaste da cartilagem (desgaste na coluna), ou degeneração das articulações que leva a uma diminuição da movimentação da coluna e ocasiona o quadro dor.
Os principais sintomas de artrose na coluna são:
– Dor local na coluna, às vezes com irradiação glútea até o joelho, nos casos de artrose na coluna lombar. Por ser um problema articular e inflamatório local, costuma ser restrita e fica contida na região do problema sem irradiar para membros inferiores (pernas) e superiores (braços), por exemplo, sintomas mais comuns nos casos de hérnia de disco e estenose do canal quando há compressão radicular.
– A dor da artrose costuma ser crônica, ou seja, é uma dor persistente que dura meses a anos e que tem seus altos e baixos durante o tempo, mas o seu nível de incômodo ao paciente cresce com o passar dos anos. A dor inicia ao realizar simples atividades do dia a dia, como ficar um longo período em pé na mesma posição lavando louças ou aguardando em uma fila, e com o decorrer do tempo evolui até começar a impactar negativamente na qualidade de vida dos indivíduos.
– Outro aspecto da dor da artrose na coluna é sentir dor acentuada ao realizar o movimento de extensão da coluna, ou seja, ao jogar o tronco para trás ao levantar-se da cadeira ou do sofá, por exemplo. No caso da vigência de um processo inflamatório no local, ao realizar o movimento de estender o tronco e pressionar as estruturas posteriores de sustentação da coluna (articulações), pode resultar ao paciente dor e desconforto na região da coluna.
– Uma outra característica que muitos pacientes portadores de artrose relatam é a dor pela manhã quando acordam ao levantar-se da cama. Essa dor também ocorre devido ao movimento de extensão da coluna, que exerce pressão sobre as articulações que estavam em repouso durante um longo período, ativando o processo inflamatório gerando a dor. Com o passar da manhã, realizando as atividades normais, a dor costuma melhorar no decorrer do dia.
Tratamentos
Há diversas propostas de tratamento para a artrose na coluna como os métodos não invasivos que incluem repouso relativo, fisioterapia, acupuntura, analgésicos, destacando o alongamento, o fortalecimento muscular e a reeducação postural (RPG), para que tenha mobilidade da articulação evitando o desgaste precoce da cartilagem.
Caso não haja melhora, há métodos menos invasivos, percutâneos, como bloqueios da coluna e a rizotomia percutânea, que podem promover melhora dos sintomas.
Em último caso, nas situações em que o paciente possui sintomas importantes de dor, tratamento cirúrgico através de artrodese da coluna pode ser uma opção para o controle da dor. Porém, devem-se pesar os riscos e benefícios ao paciente, avaliando cada caso individualmente.